Recentemente eleito como o Melhor Wine Bar do Ano pela Revista dos Vinhos, o Dux Petiscos e Vinhos está no nosso top de restaurantes em Coimbra.
Sem ser demasiado ambicioso, tem uma decoração que nos faz sentir aconchegados, mesas de madeira, luzes baixas, e que não nos faz esquecer o seu principal propósito: oferecer boa comida regada com uma selecção de vinhos irresistíveis. Apesar de já o termos visitado algumas vezes em grupo, desta vez fomos sozinhos. Enquanto aguardamos somos brindados com um espumante, cortesia da casa e os habituais pão de trigo, broa, pão de nozes e azeitonas a alho e azeite.
Escolhemos os petiscos: chocos fritos com molho de iogurte e lima, gambas fritas em alho, Camembert no forno com tostinhas, tiras de carne de vaca com molho barbecue e as nunca esquecidas batatas fritas rústicas com casca e maionese caseira. O João escolheu o vinho - Vinho do Douro Assobio 2011.
Chocos fritos com molho de iogurte e lima; Gambas fritas em alho |
Batatas fritas rústicas com casca e maionese caseira |
Camembert no forno com tostinhas |
Tiras de carne de vaca com molho barbecue |
Uma refeição vagarosa, permitiu-nos degustar as iguarias à medida que iam sendo trazidas pelos sempre simpáticos colaboradores... Começamos com os chocos, onde o rei é o molho de iogurte e lima, leve e ideal para acompanhar uns chocos não tão macios como seria de esperar. Seguiram-se as gambas fritas, descascadas para evitar os embaraços públicos, perfeitas. O camembert no forno é um velho conhecido, temperado com azeite e oregãos, nunca decepciona, embora de todas as vezes seja necessário pedir mais tostas dada a sua escassez inicial. Entretanto já tinham as maravilhosas batatas desaparecido, quando por fim chegaram as tiras de carne de vaca com molho barbecue, e que forma magnifica de terminar a degustação, tenras e suculentas, com um molho divinal!
Combinado de chocolate com praline de amêndoa |
Tarte tatin de maçã com gelado |
Para terminar uma refeição tão agradável, tarte tatin de maçã com gelado para mim e um combinado de chocolate com praline de amêndoa acompanhado de um cálice de Porto para o João. Ambos concordamos que as sobremesas são o ponto menos bom de um restaurante (quase) perfeito no seu propósito.
Pagamos 45€, satisfeitos, sabendo que regressaremos.
Convém fazer reserva, a partir das 21:00 costuma encher.
O melhor: o ambiente, os vinhos, os petiscos
O menos bom: a escassez de tostas, as sobremesas
Nota: 8/10