Escondido em Santa Clara, o Cordel é provavelmente o underdog dos novos restaurantes de Coimbra. Falamos de uma cidade onde, até há 2 ou 3 anos, meia dúzia de restaurantes monopolizavam as noites românticas ou as refeições comemorativas de grupos. Nunca foi uma cidade da restauração. Disso Coimbra não se podia (e ainda não pode) orgulhar.
Felizmente o panorama tem vindo a mudar e aos poucos surgem novos espaços fruto do arrojo de jovens chefs. O Cordel é um desses bons exemplos. Não fica “à mão”, mas vale a pena pegar no carro (ou entrar num dos autocarros da cidade que atravessam o rio em direção a Santa Clara) para descobrir um espaço bastante acolhedor.
Na ementa podemos escolher entre os pratos mais tradicionais ou petiscos com os mais diversos sabores. No que toca às famosas tapas, o Cordel não fica longe da qualidade standard do Restaurante Dux, de quem vos falámos aqui. A lista de vinhos é, também ela, bastante completa, existindo um admirável leque de opções para acompanhar os pratos.
Entradas |
Na nossa última visita optámos por uma entrada simples, ao qual se seguiu um “Bife à Cordel”, constituído por bife de novilho acompanhado de batatas assadas, com aquele sabor estaladiço slightly overcooked e um prato de pato com laranja (com uma excelente apresentação) acompanhado de legumes, arroz, batata assada e um molho de frutos silvestres. Para acompanhar a refeição escolhemos um bom copo de Alvarinho Aveleda.
Bife à Cordel |
Pato com Laranja |
Para encerrar o jantar, optámos por uma tábua uma bola de gelado de frutos vermelhos, apresentado com arte e cuidado no prato, uma marca que distingue a qualidade do restaurante Cordel e o coloca entre os melhores restaurantes de Coimbra. É um dos nosso favoritos onde não hesitamos regressar.
Gelado de Frutos Vermelhos |
O melhor: A qualidade dos alimentos e o cuidado na sua apresentação. A garrafeira
O menos bom: A localização, que não deve desmotivar ninguém de o visitar
Preço: Médio, uma refeição para duas pessoas não deverá ultrapassar os 30€
Reserva: Necessário apenas para refeições de grupos grandes (8 ou mais pessoas) ou em dias especiais.
NOTA FINAL: 8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário